A estrada de ferro

A grande estrada de ferro que ligava a capital Belém ao município de Bragança começou a ser construída em 1883 e inaugurada em 1884 com seu primeiro trecho, cerca de 29 km. Uma obra simbolo naqueles tempos áureos do Pará. O trecho ia de São Braz a Benevides. Foi o primeiro meio de transporte para escoamento da produção das colônias agrícolas do Estado. Na ocasião a população viu com bons olhos o crescimento econômico e a possibilidade de melhoria real das condições de transporte.

No ano seguinte a Ferrovia ganhara mais 29 km de extensão chegando a localidade de Itaqui, próximo ao município de Castanhal. Por adversidades a obra ficou parada, somente foram retomados as atividades em 1908 chegando a Bragança, meta traçada desde o inicio de sua construção com 233 km.

Depois de ser entregue ao governo Federal em 1957 a Ferrovia seria desativada anos mais tarde por decreto do Ministro dos Transportes, Juarez Távora.

O Trajeto

Belém;

Ananindeua;

Marituba;

Benevides;

Santa Isabel do Pará;

Castanhal;

São Francisco do Pará;

Igarapé-Açu;

Nova Timboteua;

Peixe-Boi;

Capanema;

Tracuateua;

Bragança

Conversando com diversos morados que presenciaram a ‘Maria Fumaça’, eles lembram com saudades daqueles tempos de trilhos e apitos.

Alguns Ramais

3 Ramais: de Icoaraci (em Belém)

Benfica (Santa Bárbara do Pará)

Prata (Santa Maria do Pará).