A grande estrada de ferro que ligava a capital Belém ao município de Bragança começou a ser construída em 1883 e inaugurada em 1884 com seu primeiro trecho, cerca de 29 km. Uma obra simbolo naqueles tempos áureos do Pará. O trecho ia de São Braz a Benevides. Foi o primeiro meio de transporte para escoamento da produção das colônias agrícolas do Estado. Na ocasião a população viu com bons olhos o crescimento econômico e a possibilidade de melhoria real das condições de transporte.
No ano seguinte a Ferrovia ganhara mais 29 km de extensão chegando a localidade de Itaqui, próximo ao município de Castanhal. Por adversidades a obra ficou parada, somente foram retomados as atividades em 1908 chegando a Bragança, meta traçada desde o inicio de sua construção com 233 km.
Depois de ser entregue ao governo Federal em 1957 a Ferrovia seria desativada anos mais tarde por decreto do Ministro dos Transportes, Juarez Távora.
O Trajeto
Belém;
Ananindeua;
Marituba;
Benevides;
Santa Isabel do Pará;
Castanhal;
São Francisco do Pará;
Igarapé-Açu;
Nova Timboteua;
Peixe-Boi;
Capanema;
Tracuateua;
Bragança
Conversando com diversos morados que presenciaram a ‘Maria Fumaça’, eles lembram com saudades daqueles tempos de trilhos e apitos.
Alguns Ramais
3 Ramais: de Icoaraci (em Belém)
Benfica (Santa Bárbara do Pará)
Prata (Santa Maria do Pará).