Sempre que sou convidado para eventos relacionados a leitura, confesso que me sinto horando e feliz. Na minha caminhada literária tenho convivido com autores e leitores dos mais variados, esse convívio de certa forma, me enriquece o saber.
Falando dos leitores, muitos sonham em escrever e publicar suas histórias, quando me deparo com um sonhador, trato rapidamente de incentivar a concretização de seus desejos. Quando uma escola ou grupo desenvolver espaços de cultura em que valoriza escritores locais, meu respeito aumenta significativamente por esta escola ou grupo. Espaços como este devem ser mais frequentes e o aceite por parte dos escritores maior ainda.
A Escola da Mônica Intelecto localizada no Conjunto Satélite, WE 8, nº 394 realiza a 5ª edição da Manhã Literária no período do dia 20 à 24 de abril de 2015. Nomes como Juraci Siqueira, Walcyr Monteiro, Heliana Barriga, José Paes Loureiro, Fernancy Nery, Alan Yango, entre outros, se fizeram presente nestes cinco anos de evento.
A Professora Cristina Trindade ainda em 2011 sugeriu ao diretor da época , o senhor José Elias que fosse montando uma Semana Literária somente com autores paraenses. Autores do bairro onde está localizada a escola também foram convidados em várias edições. O objetivo segundo a professora Cristina Trindade era de continuar a oportunizar aos alunos conhecer autores que possuem ‘obras lindas e cheias de regionalismo’ que são desconhecidas do grande público.
Para a culminância do projeto, cada turma da escola ficou responsável pela pesquisa bibliográfica de um autor convidado. Essa pesquisa será apresentada em um dia programado durante a Semana Literária . Isso ao meu ver, enche de valor aquele que ali se faz presente.
Gostaria de agradecer previamente pelo convite feito a mim e a minha esposa Tássila Alves para participar deste projeto que tem um significado especial, pois aguça e incentiva novos autores a contarem suas histórias e mais ainda, contribui para formação de um cidadão mais consciente e intelectualmente mais saudável.