José Alves Junior apresenta novo olhar sobre os mistérios da floresta amazônica

Personagens cheios de coragem, uma literatura fantástica e uma história repleta de aventura com um cenário bem comum para o povo amazônico, a floresta. Este é enredo dos livros do escritor José Alves Junior, que lança, no próximo dia 3 de setembro seu novo trabalho: ‘O retrato, a chave e a imaginação’.

Como um bom escritor, José Alves escreve desde os 18 anos e vê na cultura amazônica o gancho para as histórias dos livros. ‘Trabalho nos meus livros a relação com a natureza e achei muito interessante buscar essa referência para que as pessoas que lessem pudessem imaginar e conhecer a vasta floresta e os personagens que fazem parte da nossa história’, afirma.

O enredo do primeiro livro, ‘Crônicas de Iaça: o mundo além do olho d’água’, é focado na história de um escoteiro chamado Eduardo Katú. O menino descobre um local escondido na mata que o transporta para um mundo onde a razão é desafiada. Já no segundo livro, ‘O retrato, a chave e a imaginação’, os personagens principais são Adriana e Alex Katú, e narra histórias antes do nascimento de Eduardo. Mas José adianta, ‘os livros não dependem um do outro para entendimento da história’.

Com uma forte presença das lendas e dos contos amazônicos, os nomes dos personagens não poderiam fugir desta linha e José Alves explica como se deu o processo de nomeação dos personagens. ‘Eu queria nomes leves, com sonoridade e também a presença do sobrenome que acho importante, dá força ao personagem. Pesquise e encontrei o nome Katú, que em tupi significa do bem, ou bem, gostei e coloquei como sobrenome dos personagens’, explica.

Já a personagem principal de seu segundo livro, Adriana, tem uma explicação bem mais simples e não menos merecida. ‘Eu queria homenagear minha mãe, ela sempre sonhou em ter uma filha mulher para chamar de Adriana, mas nasceram apenas homens. Hoje ela continua com essa vontade e aguarda a chegada das netas’, afirma.

O autor – O escritor José Alves Júnior é formado em Tecnologia da Informação, já fez mestrado e é professor de desenvolvimento de sites e, para completar um vasto currículo, há 20 anos trabalha com jovens. Ele conta que nos seus livros busca referências na cultura amazônica por ser uma rica cultura e que valoriza a família. ‘Tenho uma cabeça jovem, penso como jovem por trabalhar há tanto tempo com eles, meus personagens também são jovens. Pretendo fazer ainda mais quatro livros, todos ligados à família de Eduardo’, conta.

Para lançar seu segundo livro, José Alves Junior foi convidado pela Editora Cromos para participar do estande de escritores paraenses da Feira do Livro e contou com a ajuda de Fernando Brito para ilustrar o livro e fazer a capa. ‘A Feira do Livro é uma ótima oportunidade e um excelente espaço para divulgar e vender meu trabalho, gosto muito do que faço e já recebi muito retorno das pessoas sobre meu primeiro livro’, conta o escritor.

O próximo projeto do escritor é lançar uma história em quadrinhos, não fugindo do tema Amazônia e continuar explorando e apresentando o universo da floresta para as pessoas.

Fonte: Redação Portal ORM

Deixe um comentário