Ataque extraterreste em Colares vira tema de livro de ficção e suspense

Obra de escritor paraense recria cenário de 1977, quando ETs e chupa-chupas teriam atacado a população

O ano de 1977 guarda um misterioso segredo na região amazônica. Histórias e relatos que já renderam diversos documentários jornalísticos levaram muitos curiosos e estudiosos da ufologia a conhecer Colares, município paraense, localizado na zona do Salgado e distante aproximadamente 100 quilômetros de Belém. Relatos afirmam que de junho de 1977 até março do ano seguinte, o céu de Colares foi tomado por luzes misteriosas e ataques alienígenas foram registrados por toda cidade, uma verdadeira ‘invasão extraterrestre’. A unidade de saúde do município ficava constantemente lotada. Centenas de pessoas procuravam o local em busca de ajuda e atendimento médico. Mostravam as marcas de queimaduras que teriam sido feitas pelo misterioso chupa-chupa. Imaginário, realidade ou os dois?

O fato é que seres extraterrestres e ataques alienígenas chamaram atenção do professor e escritor José Alves, que reuniu todas essas histórias e, com um toque de ficção, lança, no próximo sábado (22), na Feira Pan-Amazônica do Livro, ‘O Grau: Operação Prato’. O livro aborda todo o mistério do contato dos humanos com seres extraterrestres em uma deliciosa e intrigante história de suspense investigativo.

‘Por acreditar que algo realmente extraordinário ocorreu em Colares, resolvi contar os fatos sob uma perspectiva ficcional, com a interseção de ficção e realidade, onde juntos estão personagens reais e imaginários, que dão ainda mais suspense e ação nessa história’, explica o autor do livro. José não esconde a atração por história de UFOs. ‘Pesquiso desde cedo informações sobre casos de abduções, contatos e ataques de ETs. A pesquisa não se estende apenas em nossa região, mas em todo mundo. Quando entrei em contato com as pessoas de Colares, entendi como era importante para aquele povo que essa história fosse contata sobre outro prisma, o da ficção. E aqui está, ‘O Grau”, disse. A ideia do escritor é montar uma verdadeira coletânea de livros que contem um pouco sobre o imaginário da Amazônia. ‘O Grau: Operação Prato’ é o terceiro livro do autor, que pretende ir ainda mais além. ‘Os livros são um verdadeiro portal para imaginação. O ato de escrever leva você a adentrar em mais portais repletos de mundos novos. Quando uma criança, adolescente ou adulto entra em contato com o universo que constrói e se encanta por ele, a satisfação lhe invade e você se entrega cada vez mais para o ofício de escritor’, explica.

O livro – Na história, ‘o grau’ é uma agência governamental que agiu como a última linha de defesa dos militares contra o ataque desconhecido que veio de outro mundo em Colares. Três personagens, com poderes extraordinários, também contribuem para dar ainda mais ação e suspense à história: Boto, Titanus e Puma.

‘Convido todos a compartilhar com ‘O Grau’ as histórias dos ataques sofridos pela população do município de Colares. Sinta o drama das vítimas, investigue junto ao coronel Roger Oliveira e não tire os olhos de nenhum detalhe. Busque a verdade sobre o chupa-chupa e as luzes do céu’, finaliza o autor.

Serviço: O lançamento do livro ‘O Grau: Operação Prato’, acontece no próximo sábado (22), às 20h, no estande do escritor paraense, dentro da programação da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Texto: Heloá Canali (Portal ORM)
Fotos: José Alves

Deixe um comentário